Textos administrativos
Textos administrativos, são textos formais, que devem ser escritos com clareza e objetividade, não se pode usar ambiguidade e deve-se utilizar somente as palavras necessárias. Este tipo de texto visa informar, convocar, solicitar, etc.
TIPOS DE TEXTOS ADMINISTRATIVOS
1- Apostila
A apostila é um ato enunciativo de informações a documentos que manifesta ou declara situações criadas por leis. È possível fixar vantagens, ou também retificar ou atualizar dados funcionais.
Estrutura
Compõe-se de Timbre com logomarca ou selo para identificar a instituição.
Preâmbulo: Nominação do cargo da autoridade expedidora.
Comunicação: conteúdo da apostila, com referencia ao ato que se refere, a data do documento, nome da pessoa em questão com seus dados funcionais, após, continua-se com a descrição das informações a serem atualizadas ou retificadas
Local e data: Devem ser registrados sem abreviaturas e centralizados na metade direita da página.
Assinatura: Formado pelo conjunto de assinaturas, nome e cargo da chefia ou autoridade que subescreve o documento.
2- Ata
Ata é um documento que trás o registro resumido das decisões e os acontecimentos que ocorrem em uma reunião ou encontros em geral. Deve ser fiel aos fatos relatados , deve ser narrado o que se disse ou o que se fez.
Costuma ser lavrada em um livro ou formulário autenticado. Suas paginas eram rubricadas por quem redige os termos de abertura e encerramento. O livro de atas pode ser substituído por pastas, que tragam todas as atas em ordem cronológica.
Uma ata não pode apresentar rasuras, emendas ou entrelinhas. Os numerais devem ser escritos por extenso e evitando abreviaturas. Qualquer tipo de correção deve ser feitas imediatamente, na sequencia do texto, utilizando a expressão ‘digo’.
Por exemplo: “O diretor suspendeu a reforma do prédio”
“O diretor suspendeu, digo, finalizou a reforma do prédio”
Estrutura:
Timbre: identifica o setor da instituição que elabora o documento,