Produçao de etanol no brasil
Os primeiros usos práticos do etanol no Brasil deram- se ao inicio de 1930, somente no ano de 1970 com a crise do petróleo o Brasil passou a usar o etano com combustível. A partir da crise do petróleo, o governo brasileiro criou o programa pró- álcool e só assim o etanol recebeu atenção devida como biocombustível de extrema utilidade.
Com as tecnologias que vem se desenvolvendo cada dia mais, foi criado o carro flex., que tanto podem ser usado com gasolina quanto com etanol, diante desses acontecimentos os consumidores tiveram uma vantagem na hora da compra de seu veiculo. Diante desses acontecimentos alavancou a produção de cana de açúcar que é o principal produto para a produção de etanol, hoje 55% da colheita de cana de açúcar em uma área de 4,4 milhões de hectares, 5,7% da área é destinada para a produção do etanol.
A economia do país cresceu devido à produção de carros comercializados, a produção de cana de açúcar crescendo oferecendo mais empregos no país, a vendas de etanol para o comercio local e internacional, a arrecadação de ICMS e outros fatores que ajudaram a economia crescerem.
Uma empresa que se destaca na produção de etanol e outros derivados é a RAIZEM com seu potencial inovador ela também exporta parte do etanol para fins industriais. Seus principais clientes são empresas de exportação e importação que distribuem o produto para outros países.
No mercado interno a empresa fornece por meio de suas redes de postos Shell, além de outros distribuidores de combustível no Brasil todo como, a PETROBRAS, TEXACO e outros. Veja abaixo o gráfico. Produtores e distribuidores de etanol Usinas Distribuidores Revendedores
Fonte própria
Preço médio do produtor para o distribuidor
R$ 1,10