Pesquisa de Mercado Etanol
Estados Unidos e Brasil são, de forma consolidada, os dois maiores produtores de etanol do mundo. A produção mundial atingiu seu máximo, na série histórica, em 2013, após um período de declínio, nos anos 2011 e 2012. Estados Unidos é o maior produtor mundial de etanol, tendo produzido mais de 13 bilhões de galões de etanol em 2013. Brasil e Estados Unidos, juntos, produziram 84% da produção total de etanol no mundo em 2013. Uma diferença significativa entre os dois maiores produtores mundiais de etanol é que: enquanto a maioria do etanol produzido pelo EUA vem do milho, o Brasil utiliza, primariamente, a cana-de-açucar como matéria-prima para sua produção. A Figura 1 mostra a produção global de etanol por país e/ou região no período de 2007 a 2013 em bilhões de galões de etanol.
Figura 1: Produção mundial de etanol de 2007 a 2013 em blihões de galões retirada do site do “U.S DEPARTMENT OF ENERGY”
Capacidade de Produção Autorizada de Etanol
Desde de 2011, a ANP, Agência Nacional do Petróleio, Gás Natural e Biocombustíveis, é responsável pela regulamentação do mercado de produção de etanol. Para cumprir com essa atribuição, ela possui uma resolução que regulamenta a produção de etanol, propondo requisitos técnico, econômicos e jurídicos a serem atendidos pelos intressados na construção e operação das instalações industriais relacionadas ao etanol. Em consonância com essa atribuição, a ANP divulga um boletim com dados atualizados a respeito da produção de etanol no Brasil. Os dados aqui apresentados constam no BOLETIM DO ETANOL NO 03/2015 de janeiro de 2015.
Atualmente, existem 373 plantas produtoras de etanol ratificadas pela ANP para operação no Brasil, o que corresponde a uma capacidade total autorizada de 196.627 m3/dia de produção de etanol hidratado e 101.143 m3/dia de produção de etanol anidro. Ainda existem mais 10 plantas de etanol que já receberam a autorização para operação definitiva. A capacidade desse total de 383