Cenario Internacional Para O Etanol
ISSN 0080-2107
Cenários prospectivos para o comércio internacional de etanol em 2020
Antonio Thiago Benedete da Silva
Universidade de São Paulo – São Paulo/SP, Brasil
Recebido em 31/janeiro/2012
Aprovado em 19/abril/2013
Renata Giovinazzo Spers
Universidade de São Paulo – São Paulo/SP, Brasil
Sistema de Avaliação: Double Blind Review
Editor Científico: Nicolau Reinhard
James Terence Coulter Wright
Universidade de São Paulo – São Paulo/SP, Brasil
DOI: 10.5700/rausp1117
RESUMO
Priscila Rezende da Costa
Universidade Nove de Julho – São Paulo/SP, Brasil
Há crescentes pressões para que sejam adotados hábitos sustentáveis pela sociedade, o que impacta diversos mercados, incluindo os de energia. Combustíveis fósseis são fontes finitas, não renováveis e responsáveis por emissões consideráveis de CO2 na atmosfera.
Nesse contexto, o etanol é apontado com umas das alternativas mais viáveis de fornecimento de energia limpa e renovável.
O Brasil possui liderança tecnológica no setor devido ao lançamento do Proálcool na década de 1970. Nos anos 2000, o País despontou novamente na produção do biocombustível, passando a enfrentar concorrência maior de players norte-americanos e da União Europeia. Para o futuro, podem ser apontadas diversas incertezas que o setor enfrentará, sendo a prospecção baseada em cenários uma forma de modelar tais incertezas e auxiliar o desenvolvimento de estratégias robustas para as empresas que pretendem investir no setor. O objetivo neste trabalho foi desenvolver quatro cenários para o comércio internacional de etanol em 2020 e discutir as implicações para as estratégias empresariais.
Para tanto, foi utilizado o método de elaboração de cenários em uma abordagem exploratória e qualitativa. Os cenários apresentados no estudo podem ser utilizados por empresas e diferentes stakeholders para testar opções estratégicas e de investimentos no setor de etanol.
Antonio Thiago Benedete da Silva é Mestre em
Administração pela Faculdade de Economia,