Artigo de infraestrutura logistica
INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA SOB O PRISMA DA EXPORTAÇÃO
DE ETANOL BRASILEIRO
LOGISTIC INFRASTRUCTURE UNDER THE PRISM OF THE BRAZILIAN
EXPORTATION OF ETANOL
José Petraglia
Prof. da Área de Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Recebido em: 19/09/2007
Aprovado em: 03/09/2009
Sergio Gozzi
Prof. da FEA-USP - Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - SP
Luciano Augusto Toledo
Prof. do NEPEI - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Estratégia e Inovação - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Karen Perrotta
Profa. do NEMA - Núcleo de Estudos de Marketing Aplicado - Universidade Presbiteriana Mackenzie
RESUMO
O presente artigo analisa a importância da logística integrada e seu processo de evolução, visando à obtenção da vantagem competitiva no atendimento da crescente demanda de exportação de etanol. As exportações de etanol têm aumentado devido aos apelos ambientais internacionais e à assinatura do Protocolo de Kyoto.
Num ambiente de complexidade e incertezas em que vivem as empresas contemporâneas, as questões ambientais têm obtido atenção global. Há consciência da importância de se reduzirem as emissões de poluentes na atmosfera, e uma das formas de redução é a adição de etanol na gasolina. O Brasil é um dos maiores produtores de etanol de alta qualidade do mundo. O produto brasileiro é forte concorrente para atender ao mercado global, e a logística integrada tem impacto significativo na obtenção da vantagem competitiva.
Assim, o artigo procura aprofundar a fundamentação teórica, associada a pesquisas em empresas da cadeia de suprimentos do setor sucroalcooleiro da região centro-sul brasileira. O modelo analítico do estudo é baseado em pesquisas bibliográficas e descritivas de campo, e faz uso do método do estudo de caso. Assim, embora o processo logístico esteja evoluindo, mais investimentos em infraestrutura são