Red bull
Bárbara Moraes
Beatriz Souza Genu
Eduardo Arcanjo
Luana Lima
Marcella de Sousa
Michael Douglas
Sthefany Dias
RED BULL
TURMA NA3C
SALA 412
São Paulo
Abril, 2012
CAPÍTULO I
1. Empresa
Red Bull do Brasil LTDA.
2.1. Setor de Atividade
A empresa atua no segundo setor, no segmento comercial.
2.2. Histórico
Em 1982, Dietrich Mateschitz tomou conhecimento dos produtos chamados “bebidas tônicas”, cuja popularidade tinha sido difundida por todo o Extremo Oriente. Ele desenvolveu essa ideia de comercializar essas bebidas funcionais fora da Ásia enquanto ele estava sentando em um bar no Hotel Mandarim, em Hong Kong. Foram investidos 500.000 dólares de cada um, para que a Red Bull fosse fundada na Áustria 1984, com o crédito de ter criado a categoria de bebidas energéticas.
Depois de uma espera de três anos para obter a licença de comercialização do produto no país, desenvolveu um conceito único de marketing e começou a vender o Red Bull Energy Drink no mercado austríaco em 1987.
A embalagem teria que se diferenciar dos outros produtos, para isso, foi contratada uma empresa de alumínio para fabricar as latas de tamanho e rótulos especiais. Tamanho pequeno, porém diferenciado, e rótulo azul e prateado, fácil de identificar entre outras latas nas prateleiras dos supermercados.
A partir de 1992, começou-se a fase de internacionalização, inicialmente com exportações para a Europa. Apenas em 1997 que a Red Bull começou a ser comercializada em outros países latinos, africanos, asiáticos, etc.
QG da Red Bull em Fuschl am See, não muito longe de Salzburg, Áustria.
2.3.1. Histórico da Red Bull no Brasil
O produto entrou no mercado brasileiro em 1998. A empresa sofreu a mesma dificuldade que sofreu na Áustria com relação à regulamentação da nova categoria de bebida.
No início de 1998, a Red Bull foi regulamentada e passou a ser comercializada no país. Porém, no ano seguinte, devido