Red Bull
A ABIR registrou um crescimento de mercado de 25,4% ao ano, de 1999 a 2006, e de 30% em 2007.
Análise de Produto A Red Bull possui basicamente um produto que é o energético de mesmo nome, Red Bull. Possui a sua versão ‘sugar free’ (sem açúcar). E recentemente lançou em alguns países o Red Bull Cola. (Imagem na apresentação) Possui um design arrojado, a Red Bull inovou propondo uma nova embalagem, e com um desenho que fixa na mente das pessoas. Tem como um risco, o fato de o produto não se patenteado, o que facilita a entrada de concorrentes, porém os esforços em marketing minimizam estes entrantes de forma a manter a Red Bull com a maior empresa do mercado.
Sabor: O sabor é considerado por pesquisas não muito agradável, porém o seu efeito, as combinações com outras bebidas e os esforços de marketing garantem a sua colocação
Análise da Concorrência
Pelo fato do produto não ser patenteado, um dos principais riscos do negócio da Red Bull, é a concorrência, que possui produtos com sabor e efeitos semelhantes. Isso fez com que um número muito grande de concorrentes entrassem no mercado. Um dos principais concorrentes no mercado brasileiro é o energy drink Burn, da Coca-Cola. Porém, a nível global não existe um produto que alcance o nível de participação alcançado pela Red Bull.
No Brasil:
Preço: Os praticados pela concorrência em geral são menores.
Praça: A Red Bull consegue atingir uma distribuição mais efetiva do que os demais produtos concorrentes.
Promoção: A Red Bull é o produto que mais investe na promoção do seu produto, seja no PDV, seja em ações de comunicação diversas.
Produto: O sabor é praticamente o mesmo. A embalagem se destaca sobre os