Granulometria
Matéria: Materiais de Construção Civil
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3 1- INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 5
1- INTRODUÇÃO
A análise granulométrica de amostras de partículas sólidas é geralmente feita através de um conjunto de peneiras. O peneiramento é um método amplamente utilizado, pois o equipamento, o procedimento analítico e os conceitos básicos são simples.
Segundo Falcão Bauer (2011), Granulometria é o agregado formado por mistura de grãos de extensa gama de tamanhos.
A análise granulométrica da amostra de partículas sólidas é obtida classicamente através de um conjunto de peneiras compreende a determinação do tamanho das mesmas, bem como da frequência com que ocorrem em uma determinada classe ou faixa de tamanho.
As peneiras que se usam para ensaiar agregados têm aberturas padronizadas pela NBR 5734. (Falcão Bauer, 2011).
O peneiramento é, muito possivelmente, o método de análise mais frequentemente usado, pois o equipamento, o procedimento analítico e os conceitos básicos são enganadoramente simples. Na peneiração as partículas encontram uma série de aberturas iguais que constituem uma sequência de gabaritos do tipo passa/não passa.
O uso de peneiras em progressão geométrica impõe-se por ser logarítmica a distribuição dos tamanhos dos grãos, e para tornar os gráficos legíveis e manejáveis. (Falcão Bauer, 2011).
2 OBJETIVO
O objetivo deste experimento é realizar uma separação mecânica de amostras de areia e brita através da utilização de peneiras. Com isso o peneiramento nos dará os diversos tamanhos de partículas ao longo das 16 peneiras utilizadas, com o objetivo de dividir agregado graúdo e o agregado miúdo.