Texto1
Durante e após a apresentação em sala de um documentário baseado na vida e obra de João Augusto Gurgel , que era formado em Engenharia Elétrica e Mecânica . Pelo que nos foi transmitido antes mesmo de ingressar na faculdade , Gurgel já tinha sonhos e projetos muito além de seu tempo , que aos olhos de mestres e professores era completaa loucura , passou a tornar-se realidade , talvez para ele até demorara para se realizar uma vez que o projeto final já existia há muito na sua ideologia.
Mesmo com algumas dificuldades no decorrer da carreira , e da própria criação , o Engenheiro contudo não se deixou abalar pelas critícas , enfrentou as divergencias com maestria , ou pelo menos o fez enquanto a oferta de seus carros era compativel ou inferior à demanda de sua fábrica, sua história de vida é um incentivo a todos os estudantes , em especial da área tecnológica , que desejam contribuir para o desenvolvimento do país ,e consequentemente o próprio. Esse exemplo , de dedicação e comprometimento talvez seja o que falta aos aventureiros da Engenharia , que ao findar do curso , no entanto se dispersam para diversas áreas da Economia e Educação , sem que o déficit brasileiro no setor industrial seja sanado.
Gurgel criou um carro autenticamente brasileiro , voltado para as necessidades da população da época e até os dias de hoje, seus comerciais e slogans de qualidade são utilizados, com mudanças sutis , nas marcas de automóveis que são comercializados atualmente. Cabe a pergunta , em que nível estariam as industrias automotivas brasileiras , se Gurgel não tivesse falido na década de 90 ? Haveria maior dedicação e apoio governamental para que o país se tornasse uma potência nesse quesito ? Infelizmente são perguntas , até então sem resposta. Porém , a visão de tal projeto desde o nascimento até a extinção levando consigo um sonho , serve de motivação para admiradores , nacioalistas , e porque não dizer aspirantes à futuros