resenha texto1
A resenha trabalhada neste texto trata-se a primeira parte da Unidade 1 do texto acima citado da escritora Elisa Larkin NASCIMENTO, o restante do texto será tratado em resenhas futura dentro desta mesma matéria.
O texto tem como foco apresentar ao leitor que a África não se resume ao que nos é mostrado em livro de ensino básico e cultura popular, pois foi neste continente que se desenvolveram várias técnica, como agricultura, engenharia e também a medicina, como isso apresentar a África como o berço da humanidade e da civilização, o texto também busca descrever a natureza da questão mercantil na África e a diferença entre ela e algumas formas de escravidão que ocorreram pelo mundo. Inicialmente o autor cita a África como um o palco dos maiores avanços tecnológicos da história, entre eles cita a agricultura, criação de gado, mineração, metalúrgica, comercio, engenharia, arquitetura e até mesmo na medica na criação de vacinas, remédios para doenças que na época era consideradas pestes e também no aspecto de cirurgia pois os mesmo realizam os partos de sua população.
No texto o autor cita o aparecimento dos mouros que se consitituiam basicamente por povos africanos islamizados, estes dominaram a península ibérica durante séculos, com isso ocasionando um verdadeiro iluminismo na Idade Média europeia ao protagonizar o avanço dinâmico do conhecimento humano.
O autor nos leva a pensar que o continente africano foi somente alvo de escravidão mercantil, colonização e descolonização por menos de 8% do seu total de vida, portanto a África teve os outros 92% do tempo para se desenvolver em várias áreas e com isso causar um grande impacto na civilização em que vivemos hoje.
Analisando o texto proposto, nos leva a pensar que África diferentemente do que nos é passado somente como um pais que foi escravizado e não apresentou contribuições com o mundo