Atps (leitura e produção de textos
1º etapa
1º Passo
Concepção de Leitura:
Depende diretamente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se aplique na leitura. É uma atividade de produção de sentido, que pode ser desenvolvida de três formas: com o foco no autor, com o foco no texto ou com o foco na interação autor-texto-leitor, sendo a última a mais eficaz, visto que a compreensão do texto depende da relação que se estabelece com o mesmo. Dessa forma o autor escreve o texto e o leitor com seu conhecimento intelectual e experiência vivida compreende e interpreta o texto.
Estratégias de Leitura:
Na interação autor-texto-leitor e fundamental que o leitor critique, contradiga, avalie a informação que está obtendo durante a leitura, que concorde, que apoie, sendo de extrema importância reagir diante do que está sendo lido. Para que essa “reação” possa ocorrer o mesmo se utiliza de estratégias de leitura. Essas estratégias são compostas pelas antecipações e hipóteses que assumimos com base no conhecimento adquirido ao longo da vida sobre o assunto do texto. Passando assim a leitura a ser processada, criticada, contestada e avaliada, produzindo o sentido de lermos e nos mantermos informados.
4º Passo
Leitura e os sentidos do texto
A leitura é vista por toda sociedade como uma necessidade muito importante e indispensável em nosso cotidiano, e é entendida como a atividade de captação do leitor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que dialogicamente se constroem e são construídos no texto. O leitor lê e constrói o sentido do texto com o que lhe é mostrado e no momento da leitura do texto, ele vai analisando, questionando e criando uma curiosidade que vai sendo saciada ao longo da leitura, ou seja, ele vai criando estratégias de leitura. É variável o sentido do texto dado pelo leitor, pois ele dará o sentido