Gerenciamento de arquivos em modo texto
Conceitos
O que é um arquivo?
Arquivos são informações em formato binários ou em texto, que forma um conjunto no qual podemos caracterizar como um bloco de dados, isto é, com um certo tamanho. Por exemplo, podemos dizer que um arquivo chamado “documento”, contém 5000 caracteres ou 5000 bytes. Um arquivo pode conter os elementos básicos de texto, figura, vídeo, som, etc.
Dentro do computador, resumidamente, os arquivos têm duas formas: dados e executável. Arquivos de dados são arquivos no formato binário ou texto. Binários são arquivos em “1” e “0”. Textos são também binários, mas seguem a codificação ASCII, isto é, uma codificação em binário que corresponde a um conjunto de caracteres. Arquivos executáveis são os programas que podem ser executados dentro do computador quando estes são acionados.
Como funciona um arquivo?
Cada arquivo dentro do computador tem que ter um nome, isto é, é a condição para que se exista. Dependendo do tipo de sistema operacional, cada arquivo pode ter um nome com 8 ou 64 caracteres no máximo. Versões de 16 bits aceitam somente 8 caracteres nos nomes e as versões 32 bits aceitam mais.
Dentro de um mesmo diretório não deve existir arquivos com o mesmo nome, exceto com diferentes extensões. O sistema operacional rejeita, quando se dá nomes iguais, tanto que ele logo pergunta se a pessoa quer gravar em cima do anterior. Se escolher que sim, o usuário perderá o arquivo anterior, valendo a nova cópia. Não há mais como recuperá-lo. Por isso esse procedimento é bastante perigoso para um usuário sem experiência. Se tiver dúvida, deve salvar o arquivo em um outro diretório e só depois o mesmo poderá ser apagado. Assim é mais seguro.
A mesma coisa vale também para os subdiretórios. Dentro de um mesmo diretório nunca vai existir subdiretórios de mesmo nome. Mas dentro do computador, podem existir arquivos ou subdiretórios com mesmos nomes, desde que não estejam no mesmo nível de hierarquia.