PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
Adriano Max Moreira Reis*
RESUMO
A morbimortalidade relacionada a medicamentos é um importante problema de saúde pública. Atenção farmacêutica é a provisão responsável da farmacoterapia com o objetivo de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. A prática da atenção farmacêutica pode reduzir os problemas preveníveis relacionados a farmacoterapia. Este artigo discute a importância da atenção farmacêutica como agente de promoção do uso racional de medicamentos. Analisa o estágio atual da atenção farmacêutica e os desafios para sua implementação.
Palavras chave: atenção farmacêutica, uso racional de medicamentos, farmacoterapia.
ABSTRACT
PHARMACEUTICAL CARE AND PROMOTION OF RATIONAL USE OF MEDICATION
Drug related morbidity and mortality is a major public health issue. Pharmaceutical care is the responsible provision of drug therapy for the purpose of achieving definite outcomes that improve a patient’s quality of life. The model of pharmaceutical care can reduce the burden of preventable drug therapy problems. This article discusses the importance of pharmaceutical care as agent of promotion for rational use of medication. It analyses the current state of pharmaceutical care and the challenges for its implementation.
Keywords: Pharmaceutical care, rational use of medicines, drug therapy.
Introdução
Prática é o meio através do qual uma profissão fornece conhecimento e produtos para a sociedade. A ação central da prática farmacêutica deve ser o uso racional de medicamentos (OMS, 1993).
A utilização de medicamentos é um processo complexo com múltiplos determinantes e envolve diferentes atores. As diretrizes farmacoterápicas adequadas para a condição clínica do indivíduo são elementos essenciais para a determinação do emprego dos medicamentos. Entretanto, é importante ressaltar que a prescrição e o uso de medicamentos são influenciados por fatores de