resenha Estrutura de um sig
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CCT
CURSO DE GEOGRAFIA (BACHARELADO)
DISCIPLINA: Cartografia Temática
PROF: Davy Rabelo
Thainá Ramos Queiroz Mourão
Resenha do texto “Estrutura de um Sig”
Fortaleza - CE
2015
*Thainá Ramos Queiroz Mourão
RESENHA: FITZ, Paulo Roberto. Estrutura de um Sig. In:___. Geoprocessamento sem Complicação. São Paulo: Oficina de Textos,2008.
O texto Estrutura de um Sig está inserido no livro de Paulo Roberto Fitz, chamado de Geoprocessamento sem Complicação, neste texto vamos aprender e ter um tutorial de como manipular e entender o Sig e suas funcionalidades, entendendo desse modo sua estruturação;
Paulo Roberto Fitz Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente atua como professor no Centro Universitário Ritter dos Reis. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento.
O autor inicia o texto nos explicando sobre o Sig, compreendida como uma ferramenta de apoio a decisões dos usuários são entendidos também como softwares; posteriormente o texto nos fala da estrutura de um Sig, que são constituídos por alguns componentes, que são os hardwares, o software, os dados e, o peopleware; o Sig pode ser entendido como uma reunião de sistemas associados, onde são constituídos por programas com módulos.
A fim de fazer uma analise da estrutura do Sig, o autor nos explica cada funcionalidade e processo de execução do Sig, fala das funções de um Sig, onde se destaca a aquisição e edição dos dados, o gerenciamento do banco de dados, a analise geográfica de dados e, a representação de dados; sendo entendido o sistema de gerenciamento de banco de dados como porção do