Dominíos Morfoclimáticos
Origem da Teoria da Burocracia
Resenha:
A teoria da burocracia teve início na Administração no ínicio da década de 1940. As críticas feitas a Teoria Clássica, pelo seu mecanicismo, e a Teoria das relações humanas pelo seu romantismo ingênuo. Revelaram a falta de uma teoria baseada na organização sólida e abrangente que service de orientação para o trabalho do administrador. Estudiosos foram buscar nas obras do economista e sociólogo Max Weber a inspiração para essa nova teoria da organização. Surgiu assim a Teoria da burocracia na Administração em função dos seguintes aspectos:
A Fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica Parcialidade da Teoria das Ralações humanas.
Ambas oponentes e contraditórias, e revelam dois pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo quanto a estrutura e os participantes da organização.
A Necessidade de um modelo capaz de envolver todas as variações estruturais , bem como o comportamento dos membros participantes. É aplicável não só a Fábrica, mas todas as formas de organizações humanas e principalmente ás empresas. As diversificações e o crecimento das empresas, passaram a exigir modelos mais complexos e bem- definidos. As empresas dependem de sua organização, de administradores, de pessoas com habilidades realizando tarefas. Essas milhares de pessoas devem ser colocadas em diferentes nivéis hierárquicos. De maneira integrada e coordenada. Tanto a teoria clássica e a das relações humanas mostram- se insuficientes para responder essa nova situação. A partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, a Sociologia da burocracia propõe um modelo integrado de organização. as empresas não perdem tempo em aplicá- lo. A partir dai surge a Teoria da Burocracia na Administração.
Bibliografia:
Google Acadêmico Teoria Geral da Administração.
Origem da teoria da Burocracia.