A importância do sistema de informação gerencial
“A importância do sistema de informação gerencial para tomada de decisões”
Cristiane Bazzotti e Elias Garcia
No artigo identifica-se o contexto de exaltação da importância do Sistema de Informação Gerencial, que fortalece o plano de atuação da empresa, com uma gestão diferencial, impactando positivamente na tomada de decisão. O desenvolvimento e crescimento da organização é dependente da evolução do conhecimento, e, as transformações tecnológicas exigem das empresas uma constante atualização, mudando processos, estruturas e estratégias. Eis a “Era da Informação”.
Os elementos inseridos na tomada de decisão são os canais de informação e as redes de comunicação, mas para isso, é necessário que os dados encontrados, se transformem em informação. Informação é o dado que foi processado apresentando valor real para a decisão. O uso adequado dos recursos da Tecnologia de Informação garante a qualidade e pontualidade das informações.
A velocidade com que a empresa assimila a informação e reverte em atitude, é o ponto chave definidor de seu sucesso. Os processos empresariais precisam ser dotados de confiabilidade, versatilidade, eficiência e eficácia. A tecnologia de informação é utilizada para melhorar o desempenho das atividades. Uma questão importante é a formalização do sistema, feita pelos gestores, que administrará o toda a empresa, possibilitando análises, oportunidades e aperfeiçoamentos. Existem sistemas abertos (interage externamente) ou fechados (não interage). A empresa trata-se de um sistema aberto.
A gestão empresarial precisa cada dia mais do apoio de sistemas, pois estes dão segurança, agilidade e versatilidade para a empresa no momento em que se processam as decisões. O S.I. objetiva gerar informações para decisões (coletada, processa e transforma em informação) e dão condições para que as empresas reajam as mudanças de mercado. Na era da informação, o diferencial das empresas e dos profissionais está diretamente ligado à