história da TAM
Historia da empresa
Anos 60
Em 1961, dez pilotos de monomotores que transportavam carga e passageiros de são paulo, paraná e mato grosso possuiam o Táxi Aéreo Marília, que em 1968 foi vendida para o empresario Orlando Ometto e passou a transportar só malotes e não mais passageiros e cargas.
Anos 70
Rolim Amaro se tornou sócio minoritario da empresa com 33% das ações a convite de Orlando Ometto em 1971 e no ano seguinte ele adquiriu mais 34% das ações se tornando diretor da empresa. Em 1976 surgiu a marca TAM – Transportes Aéreos Regionais.
Anos 80
A empresa ganhou visibilidade com o a chegada de novos aviões e deixando e usar avioes bimotores, em 1981 completou 1 milhão de passageiros transportados. 1986 teve seu primeiro salto adquirindo a empresa Voltec e passando a atender as regioes Centro-Oeste e Norte do país. 1989 foram adotas medidas que passaram a diferencias o serviço ta TAM, como o tapete vermelho para a escada de embarque e o comandante recebendo os passageiros na porta da aeronave.
Anos 90
Foi pioneira do Programa Fidelidade em 1993 e em 1996 a TAM passou a atender a todo o país e adquiriu a empresa Lapsa do governo paraguaio e criou a TAM Mercosur. Nessa década foram adquiridas melhores aeronaves e foi em 1998 que a TAM fez seu primeiro voo internacional com a rota São Paulo-Miami e em 1999 fez seu primeiro voo para a Europa, aterrisando em Paris tendo parceria com a Air France e no final da decada tambem foi pioneira em adotae bilhetes eletrônicos (e-ticket).
Anos 2000 e 2002
A empresa começou o novo milenio com um ofensivo crescimento, porem em 2001 Rolim Amaro morre em um trágico acidente de helicoptero e por causa do atentado terrorista em 11 de setembro a aviação mundial sofreu uma grande retração e a empresa sofreu os efeitos. Apesar desses fatores a empresa teve crescimento de 31% e passou a faturar 3 bilhoes de reais ao ano.
Ano 2003
Daniel Mandelli Martin deixa a presidencia atingindo o seu maior lucro da