Texto o Ar
O ar
O ar é uma substância gasosa e indispensável à sobrevivência dos homens, dos animais e dos vegetais.
Não vemos o ar, mas sabemos que ele existe. Prova disso é quando inspiramos e expiramos.
O ar é encontrado em toda parte, na água, no solo, no subsolo, no corpo dos animais, no nosso corpo.
Sem o ar não seria possível suportar o calor da energia solar, pois a atmosfera diminui a intensidade de raios solares que atingem a superfície da Terra.
Composição do Ar.
O ar é uma mistura de vários gases, como o nitrogênio, oxigênio, vapor de água, o gás carbônico e outros gases.
Essa mistura de gases forma a atmosfera.
O nitrogênio é o gás que existe em maior quantidade no ar. Ele participa na formação de substancias do solo que são necessárias ao crescimento dos vegetais.
O oxigênio é fundamental para a respiração das plantas e dos animais. Ele que mantêm as chamas, portanto sem oxigênio não existiria fogo.
O gás carbônico é usado pelas plantas na produção de seu alimento.
O gás ozônio, presente na atmosfera, também é muito importante, pois protege a Terra de raios solares ultravioletas, que podem causar doenças na pele e impedir o crescimento das plantas.
O vento: O movimento do ar.
O movimento do ar de um lugar para o outro recebe o nome de vento.
Quando o ar fica aquecido na superfície terrestre pela ação dos raios solares ele se torna menos denso e começa a subir. Quando esfria acontece o inverso, ou seja, o ar frio desce para preencher o espaço deixado pelo ar que se aqueceu e subiu. Para essa movimentação do ar, damos o nome de vento, que pode ser suave e agradável como uma brisa ou muito forte como um furacão.
Ciências