Texto Sociologia Analise
2º período de Comunicação Social: Jornalismo - Noturno
Disciplina: Sociologia para Comunicação
Professor: Wendel Fischer
Aluno: Lucas Thaynan Gomes dos Santos
NOTA DE LEITURA
LIVRO: SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO – TEORIA E IDEOLOGIA (GABRIEL COHN). CAPÍTULO 1 (MASSA: A NOÇÃO E O SEU ALCANCE) E CAPÍTULO 2 (PÚBLICO, ELITE E MASSA: A DIMENSÃO POLÍTICA).
Maceió, 08 de abril de 2014
Como introdução é exposto a ideia central do texto (Sociologia da Comunicação – Teoria e Ideologia) de Gabriel Cohn, que procura entender por uma análise crítica e cientifica a relação entre os sistemas sociais e simbólicos. E faz uma análise da comunicação a partir do seu ponto de chegada, que hoje se entende como indústria cultural.
No capítulo 1 (Massa: a noção e o seu alcance) o autor tenta explicar o termo “Cultura de massa”, onde para ele é uma coletividade de ampla extensão, diferente quanto à origem social e geográfica dos indivíduos, e que pode ser um conjunto de pessoas com ideias diferenciados – multidão, ou uma forma mais organizada de grupos sociais. É feita uma análise histórica sobre como a massa atuava e atua na sociedade, dessa forma nos século passado tinham um posicionamento que é tachado no livro como “terror político revolucionário”, que a meu ver, seria a imposição dos governos sobre a população, que no século XX sofreu duas grandes guerras, e aqui no Brasil, sofreu também uma ditadura militar severa. Em seguinte a massa foi entendida como “disponibilidade”, que é tida de forma de subtração dos movimentos políticos que tinham força totalitária. E por último é caracterizado como resultante dos valores estéticos e culturais.
Numa sociedade de classes as mudanças ocorrem pelo conflito das classes sociais, mas a concepção de massa vai de encontro com esta dinâmica, onde ela é um componente essencial na formação. Já em outra concepção o termo massa é apenas uma maquiagem, pois não são levados em conta os pensamentos e