Fichamento durkheim
1. Problema
❖ Texto 22: Que regra metodológica fundamental deve ser seguida pelo sociólogo para que a Sociologia efetivamente possa ser uma ciência? ❖ Texto 41: Por que a proposta de Simmel de uma sociologia formal não é suficiente para fundamentar a Sociologia enquanto ciência?
2. Tese
❖ Texto 22: Os fatos sociais devem ser considerados em si mesmos, como coisas, desligados e independentes dos sujeitos conscientes e de suas representações sobre eles. ❖ Texto 41: A proposta de Simmel de separar na sociedade o “conteúdo” (os fenômenos) e o “continente” (as formas sociais no interior das quais os fenômenos são observados) e tomar como objeto da Sociologia apenas este último é uma abstração não-metódica e indeterminada, insuficiente para dar à Sociologia um objeto científico.
3. Argumentos
❖ Texto 22: ✓ Argumento 1. Os fatos sociais são o único datum oferecido ao sociólogo, ou antes, se impõem à observação – as noções que supostamente os embasam não são acessíveis diretamente. ✓ Argumento 2. Apenas por meio de uma observação mais atenta, passam a ser percebidas a constância e a regularidade (sintomas da objetividade) de fatos aparentemente arbitrários. ❖ Texto 41: Por que a proposta de Simmel de uma sociologia formal não é suficiente para fundamentar a Sociologia enquanto ciência? ✓ Argumento 1. A abstração operada por Simmel na separação entre “conteúdo” e ‘continente” não é metódica, pois tal divisão é arbitrária, por apartar coisas de mesma natureza – não existem duas espécies de realidade. ✓ Argumento 2. Ainda, o autor não demonstra antecipadamente a razão pela qual os diversos fenômenos da vida social não seriam