Análise sobre o surgimento da sociologia analisando textos de Conte e Durkheim
Esse trabalho tem como objetivo principal, fazer uma análise sobre o surgimento da sociologia analisando textos de Conte e Durkheim. Busca trazer a ideia central de cada autor e estabelecer relações de pensamento entre eles. Trazendo a tona as ideias principais contidas em seus textos e relações existentes entre seus pensamentos.
Curso de filosofia positiva:
I-
Para entender a generalidade e natureza da filosofia positivista é necessário que se tenha uma visão geral de todo o desenvolvimento humano, desde seu nascimento, até os dias atuais.
II-
Conte afirma que todas as nossas concepções de conhecimento passa por três estágios, sendo eles: Teológico, fictício e metafísico. Esses estágios se resumem em o primeiro sendo o ponto de partida da inteligência humana, Onde o ser humano pauta suas investigações e as explica de uma forma sobrenatural. O segundo é o meio de transição para chegar à conclusão no metafísico, as conclusões adquiridas no primeiro estágio se transformam em abstratas. No Estado positivo, o espirito humano reconhecendo que não pode entender tudo completamente. Passa a tentar entender, as relações entre as coisas, como elas funcionam.
O sistema teológico de fato passou a ser perfeito, quando passou a usar a natureza, em sua abrangência de divindades, como fonte de todos os fenômenos, ao invés de ter um único Deus formador.
III- Apesar de perceber que houve uma revolução do espirito humano, ainda podemos observar alguns aspectos marcantes dos estados primitivos O desenvolvimento do espirito humano pode ser observado em linhas claras. Podendo ser comparado ao desenvolvimento do individuo, onde as primeiras fases do desenvolvimento servem para embasar as segundas, mas não necessariamente se lembra das primeiras. O importante é salientar que e, todas as fases épocas, são necessárias que se tenha uma teoria que ligue todos os fatos. Só fica claro o conceito de fato quando existe uma observação, experiência de fato. Toda teoria