TExto reflexoes sobre o homem
Pensar o homem e sua realidade a partir de questionamentos radicais, buscando compreender o sentido da vida humana.
Pensar sobre o homem é difícil, porque ele é ao mesmo tempo, sujeito e objeto da reflexão; isso é uma compreensão das nossas crenças e uma busca de desmistificação de ideologias. Essa tarefa exige, portanto, uma reestruturação na forma de perceber as coisas, envolvendo nosso ser em profundidade.
A história do pensamento humano revela-nos diferentes concepções de homem e de mundo, que estão ligadas às experiências dos homens em diferentes épocas históricas. O pensar está implícito em viver, que é uma forma total de ser, pois abrange o homem em sua totalidade existência e em sua relação com o mundo. Todas essas concepções procuram uma compreensão total do homem.
Poderá o homem transcender a forma de ser e pensar, libertando-se da razão? Sim e não. A história do pensamento tem nos mostrado homens que transcenderam sua época histórica, sendo capazes de ver além dos limites. Por outro lado, a razão humana é uma razão situada. Portanto, homem e mundo formam, assim, uma síntese dialética, cujos momentos se constituem na negação um do outro e na sua superação.
Não podemos pensar o homem sem o mundo no qual ele se projeta e nem o mundo sem o homem que o constitui e lhe dá consistência de ser.
Os pensamentos, sentimentos e as ações humanas adquirem seu significado total ou parcial a partir do contexto mundano em que estão inseridos, que constituem o horizonte, o campo de possibilidades de suas experiências.
Desde o inicio, o homem interage com um meio que lhe é exterior, na busca de satisfação de suas necessidades. A linguagem, por exemplo, é aprendida na interação Eu-mundo, possuindo uma realidade objetiva.
Ao nascer, o ser humano já está inserido em uma determinada cultura e passa