filosodia
Notas: 1
A Idade Moderna é um período de grandes discussões sobre o homem, uma consequência de todas as discussões que se faz sobre a problemática do conhecimento, eis a razão pela qual, a Idade Moderna é considerada como antropocentrica.
Marque um “X” na resposta VERDADEIRA.
Escolher uma resposta.
a. O homem é um personagem narrador, desvinculado da relação com o fenômeno do conhecimento.
b. A valorização do homem dentro da Idade Moderna estava desvinculada das reflexões sobre a teoria do conhecimento.
c. O homem tem as mesmas condições e atributos que tinha o homem medieval.
d. O homem moderno é valorizado por ser um produto da criação divina.
e. O homem moderno é valorizado sua condição racional no contexto histórico e crítico da sociedade.
2
Notas: 1
Leiaatentamente o texto abaixo
Se acompanharmos as transformações sofridas pelas artes, passando da função religiosa à autonomia da obra de arte como criação e expressão, veremos que as mudanças foram de dois tipos.
De um lado, mudanças quanto ao fazer artístico, diferenciando-se em escolas de arte ou estilos artísticos – clássico, gótico, renascentista, barroco, rococó,romântico, impressionista, realista, expressionista, abstrato, construtivista, surrealista, etc. Essas mudanças concernem à concepção do objeto artístico, às relações entre matéria e forma, às técnicas de elaboração dos materiais, à relação com o público, ao lugar ocupado por uma arte no interior das demais e servindo de padrão a elas, às descobertas de procedimentos e materiais novos,etc.
De outro lado, porém, concernem à determinação social da atividade artística, seja do ponto de vista da finalidade social das obras - por exemplo, o culto religioso ou o mercado de arte -, do lugar ocupado pelo artista – por exemplo,iniciado numa seita secreta, financiado por um mecenas renascentista, profissional liberal ligado ao mercado de arte, etc. -, das condições de recepção da obra de arte – a comunidade de fiéis, a