Filosodia aplicada ao serviço social
3770 palavras
16 páginas
FACULDADE ANHANGUERA - POLO JUAZEIRO –BAHIA - EADSERVIÇO SOCIAL
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL Profº : Antonio Carbonari Netto
Juazeiro – BA, 14 de Setembro de 2012
FACULDADE ANHANGUERA - POLO JUAZEIRO –BAHIA - EAD
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho ministrado pelo Professor Antonio Carbonari Netto e pelo tutor presencial Cícero Monteiro na disciplina de Filosofia Aplicada ao Serviço Social como parte da ATPSs avaliativa do 2º Bimestre 2012/1.
Juazeiro – BA, 14 de Setembro de 2012
A sociedade humana é formada de pessoas que têm necessidade umas das outras para continuar a espécie, buscar seus objetivos e realizar os mesmos. A vida social faz parte do nosso processo de individuação. É através dela que buscamos referenciais para nossa própria subjetividade. Como resultado ela influenciará na carreira que vai escolher, com quem vai passar, ou não, a vida. É uma forma também de identificação, já que procuramos no outro um pouco de nós numa troca continua de referenciais.
A vida social também tem a função de dizer para si quem você é. Desde que nascemos é o outro que diz quem é você, qual seu nome, o que vai vestir. Quando crescemos é você quem diz quem você é, através de suas vivencias, mas para isso você precisa de referenciais sociais, não ter uma vida social não significa que alguém tem um problema, muitos possuem uma personalidade reservada e/ou introvertida. Mas a ausência total pode, comprovadamente, a levar o sujeito a ter transtornos mais sérios. O conhecimento de um indivíduo é único, é a busca pela realidade através de informações. Essas são adquiridas e assimiladas por nós, voluntária ou involuntariamente. Assim, o conhecimento é de fundamental importância na vida do ser humano, pois o conjunto de idéias assimiladas pelos seres