TEXTO MARILENA CHAU IDEOLOGIA
CAMPUS SÃO LUÍS MARACANÃ – IFMA.
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
PAULA CAROLINE MENDES NUNES
FICHAMENTO
SÃO LUIS-MA
2015
PAULA CAROLINE MENDES NUNES
FICHAMENTO
Atividade apresentada à disciplina Filosofia da Educação, ministrada pela Prof.ª Michelle Teixeira. Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias/IFMA-Maracanã, como requisito avaliativo.
SÃO LUÍS-MA
2015
RESUMO: A autora vem destacar nesse texto as teorias aristotélicas da causalidade (causa material, causa formal, causa motriz ou eficiente e causa final) relacionadas ao problema do movimento, conceitos e fundamentos estudados sobre ideologia nas concepções positivista e materialismo histórico e dialético. Ressalva ainda, o modelo de produção capitalista, baseado principalmente nos processos de concentração da propriedade da terra, dos meios de produção, da produção, da renda e do poder econômico de uma minoria que traduz num regime político de permanente alienação, exploração e de dominação do homem pelo homem. Destaca sobre as relações sociais, enfatizando a divisão social do trabalho, trabalho manual (classe trabalhadora) e trabalho intelectual (classe dominante-elite) existente no modelo dualista organizado nesse sistema. Ressalta a ideologia como processo de manutenção de poder hegemônico da classe dominante, fortalecendo os grandes vitoriosos e poderosos e deixando à margem os sujeitos históricos que fazem parte do processo histórico de construção e transformação social.
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia? São Paulo: Brasiliense, 1980. Coleção “Primeiros Passos”.
“A teoria aristotélica das quatro causas, tal como foi recolhida e conservada pelos pensadores medievais, é uma das explicações encontradas pelo filósofo para dar conta do problema do movimento. Haveria, então, uma causa material (a matéria de que um corpo é constituído, como, por exemplo, a madeira, que seria a