Case Estagios Do Marketing 1
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
PROF: VICTOR JOSÉ CAMARA
ALUN@:_____________________________________________________RA:_____________TURMA:_____
Praias se transformam em trampolim para empreendedores no Rio de Janeiro
BBCBrasil.com
Todo ano, sob o sol escaldante do verão, as praias do Rio de Janeiro se transformam em um campo de batalha capaz de fazer frente a qualquer disputa territorial encontrada na natureza.
De um lado, frequentadores ávidos por um pedaço de areia para fincar suas barracas. De outro, vendedores ansiosos por faturar alto em cima da fome e da sede dos que, por vontade própria, decidem torrar seus corpos por horas a fio.
A transformação das praias cariocas em verdadeiros mercados a céu aberto não é novidade. Mas o que pouca gente sabe é elas oferecem um selo de aprovação para start-ups e seus produtos.
A lista de benefícios dessa "prova de fogo" - que pode provocar uma sensação térmica de 50ºC, como na semana passada - é extensa: se bem sucedidas, essas pequenas empresas podem arriscar-se a romper a fronteira que as separa do asfalto e, ocasionalmente, tornar-se verdadeiros impérios da gastronomia.
'Hambúrgueres psicodélicos'
O carioca Raphael Kras, de 27 anos, faz parte das centenas de empreendedores que surgiram nas areias cariocas.
Em uma de suas idas à praia em 2006, ele, vegetariano assumido, percebeu um nicho de mercado: havia poucas opções para quem, como ele, abandonou o consumo de carnes.
Longe de ser um ás na cozinha, Kras decidiu criar um hambúrguer de soja e vendê-lo à beira-mar. Com uma bolsa térmica em punhos e apenas 50 reais, ele criou a Hareburger.
Ao anunciar seus hambúrgueres de soja como intergaláticos e psicodélicos, o carioca começou fabricando e vendendo sozinho sua produção.
As oito unidades diárias se multiplicaram e Kras abriu uma loja no concorrido bairro de Ipanema,