texto do aluno
Democracia ameaçada
De poucos, por poucos e para poucos. Seja no tempo ou no espaço o saldo da democracia tem sido _______________. A democracia é o governo do povo ou, ainda, é o regime político em que cidadãos de um país são soberanos, isto é, definem o seu destino pelo voto. Este regime de governo, no qual, teoricamente, cada pessoa tem o direito de participar da gestão dos assuntos públicos, pode ser republicano ou monárquico e, também, pode-se escolher entre parlamentarismo e presidencialismo.
Em Atenas, surgiu a democracia que foi _______________ como um sistema de governo exercido de forma direta em que se reunia o povo, na praça pública, para resolver questões políticas relativas às cidades-estados. Assim, na Grécia Antiga, todos os cidadãos livres podiam se candidatar ao governo e, também, eleger os seus governantes, porém, desse exercício _______________, estavam excluídos os escravos, as mulheres e os estrangeiros, já que estes não eram considerados cidadãos. É por isso que se costuma dizer que a democracia grega era para poucos ou relativa. Por outro lado, no mundo contemporâneo, a democracia está estreitamente relacionada com a idéia de escolha dos governantes em eleições periódicas, livres e multipartidárias.
Nos sistemas totalitários da direita ou da esquerda, o povo cumpre uma missão _______________ por uma minoria. Já nos regimes democráticos, o povo vive a missão que ele próprio escolheu, em uma sociedade aberta, sem limitações, a não ser as que decorrem da necessidade de manter a segurança e a liberdade.
Porém, se o povo não se encontra capacitado para viver dentro de um sistema liberal, como é a democracia, surgirão, como conseqüências dessa incapacidade, as crises periódicas ou permanentes. Então, as limitações da democracia, ao invés, de serem _______________, serão _______________, _______________ pelo povo ou,