Fundamentos De Cosmetologia Texto Para Os Alunos 5
&
QUÍMICA COSMÉTICA FACIAL
Por Célia Regina F de Carvalho
Química Industrial/Mestra em Ciências da Saúde/FIOCRUZ-RJ
Trabalho Registrado na Biblioteca Nacional sob o nº292991*
I. Conceitos e Fundamentos
Cosmético, segundo Eduardo Barata (2001) é toda substância de origem vegetal, animal e mineral destinada ao embelezamento da pele e de seus anexos, ou seja, cabelos, unhas e dedos.
O mesmo autor menciona que Cosmetologia é a ciência que estuda e avalia as propriedades dos cosméticos oferecendo assim suporte para o preparo e o desenvolvimento de produtos de embelezamento de um modo geral.
Os grandes avanços tecnológicos do segmento de cosméticos a partir, principalmente, do surgimento de novas substâncias químicas de origem sintéticas e modificadas deram aos produtos cosméticos o sinônimo de produtos cosmetológicos e, aplicam-se tanto aos produtos de higiene da pele e dos cabelos e, ainda, aos tratamentos da pele, dos cabelos e das unhas.
I.1 Função do Produto Cosmético
A maioria dos autores concorda que o cosmético tem como finalidade precípua a prevenção e a manutenção da integridade da pele e dos cabelos e unhas. Desse modo, a finalidade cosmética assume um papel de agente de prevenção, manutenção e restabelecimento do equilíbrio fisiológico da pele e dos cabelos devendo para tanto: higienizar, corrigir imperfeições estéticas, proteger e embelezar a pele e seus anexos.
a) Higiene da pele: consiste na eliminação das sujidades superficiais e, deve ser realizada respeitando o equilíbrio fisiológico da pele, ou seja, garantindo a integridade do tecido, sem desnaturar as proteínas, sem alteração do pH fisiológico e sem desengordurar excessivamente a pele. Para tanto, as formulações dos higienizantes são preparadas à base de detergentes e agentes protetores que possam garantir a limpeza sem causar danos à pele.
b) Correção das imperfeições estéticas: consiste no uso de substâncias que possibilitem o restabelecimento do equilíbrio