TRABALHO DE GINASTICA FRANCESA
INTRODUÇÃO
GINÁSTICA FRANCESA
MÉTODO FRANCÊS DE GINÁSTICA
CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA FRANCESA
PRINCIPAIS PENSADORES
INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é falar sobre a Ginástica Francesa. Nele apresentaremos a Ginástica Francesa criada pelo espanhol D. Francisco Amoros (1770-1848), naturalizado francês. Serão analisados seus objetivos na sociedade francesa, daquela época, através das suas divisões e métodos de treinamento. Também analisaremos e abordaremos as influências e inserção do método francês nas escolas e no Brasil.
GINÁSTICA FRANCESA
A Ginástica na França baseou-se nas idéias dos alemães Jahn e Guts Muths e, apresentava além do caráter moral e patriótico, uma preocupação com o desenvolvimento social. Objetivava formar o homem “completo e universal”, sem desvincular-se do utilitarismo, tão abordado pela ginástica científica, buscando o desenvolvimento da força física, da destreza, agilidade e resistência (SOARES, 2004).
A ginástica francesa surgiu em um período de sistematização da ginástica na Europa destacando-se juntamente à escola Alemã e Sueca. Por meio das práticas sistematizadas, a ginástica prescrevia ações físicas que deveriam promover a saúde e a retidão corporal com vistas a impulsionar o desenvolvimento capitalismo ao mesmo tempo que designava o perfil moral da sociedade. Assim a ginástica foi bem aceita pela burguesia no período.
MÉTODO FRANCÊS DE GINÁSTICA
Na França, a manifestação das práticas gímnicas corporais apresentou várias interfaces, “perpassando pela técnica e utilidade dos exercícios, objetivando o treino de soldados e de civis e, também, pela disposição e interesse em compreender a exercitação corporal sob rigorosa investigação científica” (PEREIRA,
2006, p. 52).
Nesse sentido, a Ginástica francesa integrava a ideia de uma educação voltada para o desenvolvimento social, sendo perspectivada sob o ideal de formação do homem “completo e universal” (SOARES, 1994, p. 75),