Ginástica Francesa.
Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Trabalho de História - Ginástica Francesa
Sumário:
Introdução
História da Ginástica Francesa
Objetivos da Ginástica Francesa
Divisões da
A Ginástica Francesa no Brasil
A Ginástica Francesa nas Escolas
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Introdução Neste trabalho, apresentaremos a Ginástica Francesa, através da sua história com influências dos alemães Jahn e Guts Muths e criada pelo espanhol, naturalizado francês D. Francisco Amoros (1770-1848). Também analisaremos os seus objetivos na sociedade francesa da época, através de seus métodos de treinamento, além de suas divisões. Serão abordadas também as suas influências e inserção nas escolas e no Brasil.
História da Ginástica Francesa
A ginástica francesa surgiu em um período de sistematização da ginástica na Europa destacando-se juntamente à escola Alemã e Sueca. Por meio das práticas sistematizadas, a ginástica prescrevia ações físicas que deveriam promover a saúde e a retidão corporal com vistas a impulsionar o desenvolvimento capitalismo ao mesmo tempo que designava o perfil moral da sociedade. Assim a ginástica foi bem aceita pela burguesia no período. A ginástica na França desenvolveu-se na primeira metade do século XIX, fundada pelo espanhol, naturalizado francês D. Franciso Amoros. Baseada nas ideias dos alemães, desenvolvedores da ginástica alemã, Jan e Guts Muths, contendo desse modo, além das preocupações básicas com o corpo, um forte traço moral e patriótico. Assim, o exercício físico se tornou indispensável à educação do "Homem Universal".
Objetivos da ginástica francesa
Durante a primeira metade do século XIX a França encontrava dificuldades em captar soldados para a sua infantaria, sendo necessária a diminuição da altura exigida para se ter mais oficiais na tropa. Além dos problemas