Dificuldades encontrados nos alunos em produção de texto
Buscando uma linha de ação para o trabalho com Produção de Textos, esse material será um dos suportes para desenvolvermos de maneira reflexiva essa prática em nossa escola.
Gostaria muito que, ao ler o texto, você refletisse sobre as questões abaixo e estabelecesse metas sistematizadas para trabalhar esse eixo lingüístico em sua sala de aula.
· Quais habilidades preciso desenvolver em meus alunos para que eles possam escrever um texto?
· Qual é a minha contribuição enquanto professor para desenvolver a capacidade de produzir textos em meus alunos?
· Como direciono o antes, o durante e o depois quando trabalho a produção de textos com meus alunos?
· O trabalho de revisão de textos em sala de aula está possibilitando o aprendizado para futuros textos?
· Os critérios de correção estão possibilitando que meus alunos reflitam sobre a escrita?
· Quais alternativas estou trabalhando para que os alunos encontrem estratégias que irão possibilitar o aperfeiçoamento de sua criação?
O trabalho com produção de textos tem como finalidade formar escritores competentes e capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes.
Um escritor competente é alguém que, ao produzir um discurso, conhecendo possibilidades que estão postas culturalmente, sabe selecionar o gênero no qual seu discurso se realizará escolhendo aquele que for apropriado a seus objetivos e à circunstância enunciativa em questão. Por exemplo: se o que deseja é convencer o leitor, o escritor competente selecionará um gênero que lhe possibilite a produção de um texto predominantemente argumentativo; se é fazer uma solicitação a determinada autoridade, provavelmente redigirá um ofício; se é enviar notícias a familiares, escreverá uma