MONOGRAFIA pos grad
OS SISTEMAS DE CONHECIMENTO E A PRODUAÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO – COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES – BRUMADO/BA
“Escrevo para ser... Escrever é uma forma importante de ser. E a palavra nos faz ser. [...] Escrevemos o que escrevemos para ser o que somos para alguém (ou o que não somos, mas fingimos ser, ou o que pensamos ser, ou...).”
(Antônio Gil Neto)
RESUMO
Muito tem se discutido a respeito do desempenho dos alunos do ensino médio, no que diz respeito à produção textual. Exames como o Enem e o vestibular, têm revelado alunos deficientes em matéria de argumentação escrita, e colocado em xeque o papel da escola, como agente capaz de desenvolver tal competência. O presente trabalho procura mostrar em que medida, e, de que forma o aluno utiliza o conhecimento de mundo no processamento textual, e a importância desse conhecimento nos textos produzidos, sobretudo, nas dissertações. Procura avaliar ainda, a forma como o aluno do ensino médio lida com o texto escrito e a eficácia da escola na formação da competência textual dos seus alunos. O trabalho baseia-se nos estudos da Lingüística Textual, ciência que surge no final da década de 1960, mais especificamente, nas teorias cognitiva e sócio-interacionista.
Palavras-chave: Desempenho. Textual. Conhecimento. Dissertação. Lingüística.
SUMÁRIO
INTODUÇÃO (POR QUE A ESCRITA É TÃO IMPORTANTE)? ............................ 8
CAPITULO 1: (ESCRITA E CARREIRA PROFISSIONAL)
1.1 DO QUE É FEITO O TEXTO?............................................................. 9
1.2 OS SISTEMAS DE CONHECIMENTO NO TEXTO ESCRITO .......................... 10
CAPÍTULO 2: TEXTO, TEXTUALIDADE E DISSERTAÇÃO – ANÁLISE DOS TEXTOS DA PESQUISA
2.1 O TEXTO DISSERTATIVO ................................................................................... 12
2.2 TEXTO E TEXTUALIDADE ................................................................................. 13