Texto comparativo psicanalise
Disciplina: Psicologia
Professor: Clerisson Torres Turma: B
Lauro de Freitas - Ba
CARACTERÍSTICAS GERAIS
O termo "psicanálise" foi concebido por Freud em 1896. É o estudo (analise) do psiquismo, que tem como principal característica o método investigativo e interpretativo, buscando o significado oculto daquilo que é manifestado por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como o sonho, os delírios, as associações livres, os atos falhos.
Segundo essa teoria, as causas do comportamento humano são, essencialmente, internas, ou seja, o comportamento é sempre uma manifestação de algo que acontece internamente na pessoa. Disso decorre que é preciso tratar essa causa interna para que a pessoa possa mudar, possa curar-se. Assim, para a psicanálise, é sempre necessário ir além do comportamento para que se possa chegar às verdadeiras causas desse comportamento. O comportamento é secundário, o que é primário é a causa interna do mesmo.
O método da psicanálise para Freud iniciou-se usando o hipnotismo com o objetivo de fazer com que as pacientes reproduzissem as situações traumáticas que estavam na origem de seus sintomas.
Posteriormente, descobriu que os pacientes não precisavam ser hipnotizados e que a recordação por meio da sugestão, era um método mais eficaz para eliminar, alterar ou diminuir os sintomas.
Mais tarde, Freud chegou ao método psicanalítico propriamente dito, e passou a orientar a seus pacientes que falassem sobre qualquer coisa que lhes viessem à mente, mesmo que pudesse parecer sem importância, sem relação com seus problemas, ou que fossem reprováveis. Esta é a "regra fundamental" da psicanálise, que é apresentada a cada paciente e com a qual todo paciente deve colaborar. Freud descobriu que todos esses pensamentos,