Educação como forma de economia nacional
EDUCAÇÃO COMO FORMA DE ECONOMIA NACIONAL
EDUCAÇÃO COMO FORMA DE ECONOMIA NACIONAL
Trabalho de Conclusão de Curso de Economia e Financiamento da Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Professor:
EDUCAÇÃO COMO FORMA DE ECONOMIA NACIONAL
Monografia apresentada como pré-requisito para conclusão da disciplina de Economia e Financiamento da Educação da Universidade Estadual do Rio de janeiro, submetida à aprovação do seguinte examinador:
____________________________ Professor: Donaldo Bello de Souza
Rio de Janeiro, 02 de novembro de 2010.
“Os trabalhadores tornaram-se capitalistas não em consequência da propriedade de ações das corporações, como o folklore o considerou, mas em virtude da aquisição de conhecimentos e capacidades que possuíam valor econômico”.
Theodore Schultz, 1961
RESUMO
O presente trabalho pretende abordar a educação e a economia dos países. Iniciando seu processo de construção a partir dos economistas neoclássicos que pretende abordar as questões que envolvem a economia e a educação em um mesmo âmbito, e em suas diferentes vertentes a partir das concepções fisiológicas de diferentes teóricos, como Schultz e Frigotto. O objetivo é mostrar os veículos existentes e os benefícios proporcionais por ambos na sociedade definindo a importância dos mesmos. Abordando com êxito pontos que não poderiam passar despercebidos. Relacionando a teoria e a prática dos mesmos, com o intuito de resolver ou esclarecer problemas existentes nas sociedades atuais nas classes sociais através do meio de produção, consumo e educação.
A mesma pode ser vista em um trecho citado por Frigotto em que o mesmo diz que :
A Teoria do Capital Humano tem suas bases teórico-metodológicas na economia neoclássica, pois parte do pressuposto de que o desenvolvimento das economias nacionais em estágios inferiores se dá