Texto 5 Os bestializados
OS BESTIALIZADOS
CAPÍTULO I - O RIO DE JANEIRO E A REPÚBLICA
- Com o novo regime, o rio De Janeiro passou por grandes transformações que eram provocadas desde os últimos anos do Império. A população fluminense se viu envolvida nos problemas da cidade pela primeira vez
- A primeira alteração é proveniente da natureza demográfica, a população era composta por varias etnias, o número de habitantes aumentou de maneira exorbitante e o crescimento da cidade não acompanhou, causando assim, problemas na estrutura ocupacional.
- Não havia boas condições de higiene nas habitações, mas como o numero de moradias era escasso, a Inspetoria de higiene era mais cautelosa com o fechamento delas. Essa foi uma das causas para o surto de epidemias como a varíola e a febre amarela.
- A abolição da escravidão, atrelada ao rápido crescimento populacional, aumentou ainda mais o número de desempregados ou mal remunerados.
- A politica adotada pelo Ministro da Fazenda Rui Barbosa, que ficou conhecida como encilhamento, desencadeou uma das crises brasileiras mais graves. A desvalorização da moeda, encarecimento de produtos importados e a inflação, causaram um grande aumento no custo de vida, visto que os salários aumentaram 100% enquanto os preços aumentaram 300%.
- A vinda dos imigrantes só piorou o cenário, visto que tinha muita mão de obra competindo por espaço no mercado, e, além disso, a queda dos preços do café fez o país entrar em recessão econômica, que só acabou como final do governo Campo Sales.
- Quanto a