2º Semestre Unopar Ciências Contabeis
1 INTRODUÇÃO 3
2 LTDA X EIRELI 4
2.1 Sociedade Empresárial Limitada 4
2.2 Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) 5
2.3 O registro da EIRELI 5
2.4 Porte da empresa 5
3 FUNDAMENTAÇÂO LEGAL 7
4 DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A CONSTITUIÇÃO DA EMPRESA 8
4.1 JUNTA COMERCIAL 8
4.2 APROVAÇÃO PRÉVIA DE ÓRGÃOS E ENTIDADES GOVERNAMENTAIS 9
4.3 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL 9
4.4 SECRETARIA DE FAZENDA DO ESTADO 10
4.5 PREFEITURA MUNICIPAL 10
4.6 INSCRIÇÃO NO FGTS( CAIXA ECONÔMICA FEDERAL) 11
4.7 - Inscrição nos conselhos de classe 11
5 CONCLUSAO 12
6 CONTRATO SOCIAL 14
7 BIBLIOGRAFIA 19
1 INTRODUÇÃO
Não é novidade que o brasileiro é um povo empreendedor, mas recentes pesquisas chamam a atenção para um importante detalhe: em 2002 cerca de 55% dos empreendedores eram motivados pela “necessidade” e 45% pela “oportunidade”; já em 2012 somente 30% pela “necessidade” e 70% foram movidos pela “oportunidade”. Isso é muito interessante e revela um novo perfil: que a maioria não é mais formada por aqueles que foram “empurrados” pelas fatalidades da vida como (desemprego etc.), mas agora são aqueles que confiam nas instituições, que acreditam na lei, na economia, que vale a pena deixar o emprego formal e investir naquilo que muitas vezes é um sonho.
Para esses empreendedores a legislação brasileira coloca à disposição várias formas para organizar sua atividade, seja sozinho ou com sócios. Além do Empresário Individual, há outros tipos de natureza jurídica para quem abre a sua empresa: a Sociedade Empresarial Limitada e a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI.
Usamos a Contabilidade como instrumento das funções administrativas que tem por finalidade controlar o patrimônio, apurar o resultado e prestar informações sobre o patrimônio das empresas. Mas nada disso é possível sem a criação da empresa, portanto neste trabalho de contabilidade empresarial irei descrever