TEXTO 2 MOVIMENTOS SOCIAIS
SEDF
Centro de Ensino Médio 01 do Paranoá
MOVIMENTOS SOCIAIS E
CIDADANIA
TEXTO 2
MOVIMENTOS
SOCIAIS E
CIDADANIA
2° ANO 3° BIMESTRE
Introdução Movimento social pode ser definido como um grupo que age continuamente com objetivo de promover ou resistir a algum tipo de mudança na sociedade. A História esta cheia de exemplos de movimentos sociais, como foi o da luta das mulheres no século XX, primeiro para terem direito ao voto, depois para conquistar o acesso ao mercado de trabalho, e, ainda hoje, para terem os mesmos salários e condições de trabalho dos homens.
Outro caso histórico de movimento social ocorreu na Europa, após a Revolução Industrial, quando patrões inescrupulosos exigiam dos operários uma jornada de trabalho que chegava a 14 horas diárias, com um salário que mal dava para comprar alimentos. Foi necessária muita luta e organização da classe trabalhadora para que a relação entre capital e trabalho chegasse ao estágio atual. É importante enfatizar que um movimento social não é a mesma coisa que uma instituição, uma vez que as instituições são estáveis e duráveis e os movimentos sociais são instáveis e com o tempo de duração incerto, como foi o caso do movimento social denominado: Diretas Já, que pedia eleição direta para presidente do Brasil no fim da última ditadura. Características dos movimentos sociais Todo movimento social apresenta, no mínimo, três características básicas:
a. Objetivo
b. Programa que estabeleça como atingir objetivos
c. Ideologia Para explicar melhor esses itens vamos observar uma organização que talvez seja a que melhor exemplifica um movimento social na atualidade brasileira: o MST (Movimento dos Trabalhadores sem Terra). O objetivo desse movimento é fazer uma reforma agrária que