CITA ES SOBRE O TRABALHO
Patuzzo(2014), desenvolveu sua pesquisa investigando as ações do pedagogo com os demais profissionais da escola visando a inclusão dos estudantes público alvo da educação especial. Refletiu sobre a formação e atuação do pedagogo no cotidiano escolar, pesquisou sobre o processo histórico da formação do pedagogo e como este processo influencia até hoje as práticas pedagógicas.
Portanto, enfoca que a atuação do pedagogo é importante no ambiente escolar e que de que forma isolada não contribui com o processo educacional.
Segundo Nascimento(2013), a aprendizagem se efetiva na diferença. [...] investimentos na formação inicial e continuada dos professores ganharam destaque nas agendas educacionais, pois era necessário entender a escola como espaço de aprendizagem para os alunos em suas diferenças, sem torna-las sinônimos de desigualdade na apropriação do conhecimento. (p.18)
Concordamos com Nascimento, quando diz que a escola é o lócus onde acontece a aprendizagem e que é convivendo com os diferentes saberes que construímos conhecimento. É na diversidade de saberes, com as nossas experiências de vida que enriquecemos nossas formas de aprender e ensinar;
“Mesmo na classe mais hegemônica, os alunos apresentam inúmeras diferenças, tanto em suas aquisições anteriores, em suas estratégias e em suas relações com o saber. E, embora evidentemente o professor deva dirigir-se sempre a toda classe para passar informações ou instruções, mesmo que possa, por ocasião de uma experiência, de uma leitura ou de uma narrativa, focalizar a atenção, estruturar uma contribuição coletiva da qual todos possam tirar proveito, é certo também que cada aluno apresenta características que justificam um trabalho pessoal particular de apropriação.” (MEURIEU, p.121)
“Ninguém pode ensinar sem postular que o outro, diante dele, é educável. Não há nada de extraordinário nisso quem acha que seus alunos jamis conseguirão aprender deveria mudar de ofício! Um professor que