texte de monografia
Este trabalho retrata a pesquisa realizada de Julho a Outubro de 2011 em três unidades hospitalares da província de Luanda, como trabalho de dissertação a fim de adquirir o título de Mestre em Serviço Social.
Parafraseando Eco (2007), trata-se de um exercício em que o formando é chamado a abordar uma problemática relacionada com a sua área de formação. Elaborar dissertação é exercitar a memória. Significa aprender a pôr ordem nas próprias ideias e ordenar os dados.
O tema da dissertação é: “as ações do Setor Social nos hospitais de
Luanda e o Serviço Social hospitalar”. Espera-se que este trabalho contribua para o desenvolvimento da capacidade de pesquisar do profissional e o habilite a trabalhos futuros.
A abordagem do tema em questão não se esgota no que está expresso neste trabalho, mas tem a pretensão de ser uma pequena contribuição para a produção do conhecimento sobre o Serviço Social hospitalar em Angola. Nesta perspectiva o aprofundamento desta temática está em aberto e fica lançado o desafio a outros pesquisadores a dar continuidade para um melhor entendimento da temática abordada.
Na introdução apresenta-se a justificativa do tema escolhido, os objetivos da pesquisa, hipótese de trabalho e a metodologia utilizada. A dissertação foi estruturada em quatro capítulos distribuídos da seguinte maneira: Primeiro capítulo: dedicado à caraterização social de Luanda e sua situação de saúde. Segundo capítulo: aborda a história e institucionalização do
Serviço Social em Angola, sua relação com a saúde e as funções do Serviço
Social hospitalar. Terceiro capítulo: apresenta uma fundamentação teórica sobre os hospitais enquanto instituições sociais e um breve histórico dos três hospitais que fizeram parte da amostra selecionada para a pesquisa de campo.
Quarto capítulo: apresenta as informações obtidas na coleta de campo sobre os Setores Sociais dos três hospitais e discute as possibilidades e diretrizes para a constituição do