esquema de gêneros e sequências textuais
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE LETRAS
PROFESSOR(A):__________________________________________________________________________________________________________________________________
ALUNO(A):______________________________________________________________________________________ ________________________
ESQUEMA TEÓRICO 1
TIPOS TEXTUAIS
GÊNEROS TEXTUAIS
São determinados em função da exclusividade de uma dada sequência1 ou de sua preponderância sobre outras sequências presentes no texto.
1Sequências textuais são construtos teóricos que podem ser concretizados em qualquer língua. Apresentam-se em seis formas distintas, cada uma delas com caracterização própria (uma macroestrutura e um determinado uso de tempos verbais e de certas classes de palavras, por exemplo): dialogal, narrativa, descritiva, explicativa, argumentativa e injuntiva.
São determinados pela situação comunicativa (lugar, tempo, suporte, interlocutores implicados), na qual cumprem uma função (persuadir, provocar o riso, informar etc.), e apresentam estilo, estrutura composicional e temática específicos.
Incorporam as sequências à sua estruturação. Assim, por exemplo, em contos, é exclusiva ou preponderante a sequência narrativa. No telefonema, a sequência dialogal.
Apresentam-se em um número restrito (apenas seis) e manifestam sempre a mesma caracterização básica, sem variações. A caracterização, por exemplo, do texto argumentativo (macroestrutura composta por tese e argumentos e predomínio do presente como tempo verbal) é comum tanto a uma peça jurídica do século XVIII quanto a um artigo de opinião do século XXI.
Apresentam-se em número infinito. Surgem em função de uma determinada situação comunicativa e desaparecem se essa situação deixa de ter existência. Podem também sofrer transformações no estilo, na estrutura composicional e na temática em função de aspectos temporais e culturais.
Constituem