Circuitos
As memórias estáticas simples vistas na página anterior armazenam apenas um dígito binário (bit) por posição. A implementação prática dos circuitos requer normalmente mais do que isso. Em geral, cada posição deve, no mínimo, armazenar 8 bits (= 1 byte) de informação. Esta página mostra a combinação de blocos para obter essa capacidade.
Bloco genérico Nx1
As memórias simples da página anterior podem ser generalizadas em blocos com a designação Nx1, onde N é o número de posições (ou endereços) e 1 é o número de bits armazenados em cada posição. A Figura 01 dá o diagrama do bloco genérico Nx1. Contém basicamente as entradas e saídas dos circuitos anteriores mencionados.
Fig 01
A relação entre o número de posições de memória N e o número de entradas de endereço K não é arbitrária e segue a mesma regra das variáveis de seleção dos circuitos multiplex e demultiplex :
N = 2K. Ou seja, K entradas de endereço podem selecionar até 2K posições de memória.
Exemplo: memória 8x8
O arranjo da Figura 01 forma um conjunto de 8 posições de memória com 8 bits (ou 1 byte) por posição.
São usados 8 blocos 8x1 com as entradas L/E interligadas para formar a entrada de leitura/escrita comum do conjunto. Desde que cada bloco tem 8 posições, há 3 entradas de endereço que são interligadas, formando um barramento de 3 linhas. As entradas de dados e as saídas de leitura são separadas, fazendo a série de 8 bits armazenados por posição.
Fig 01
Observa-se que, no conjunto, os bits de cada posição são armazenados em diferentes blocos. Exemplo: o endereçamento A0=0, A1=0 e A2=1 seleciona a segunda posição de memória de cada bloco. Assim, se a operação é leitura, os valores nas saídas O1 a O7 serão os bits memorizados na segunda posição de cada bloco 8x1. Processo similar ocorre na escrita.
Bloco genérico NxM
Para simplificar diagramas, pode-se representar blocos de memórias NxM conforme Figura 01.
Fig 01
N indica o número de posições de