Produção de texto
A comunicação humana será diferente em situações distintas, e nosso comportamento também será adequado a uma determinada situação.
Nossa comunicação, assim, será diferente e adaptada a cada contexto em que estivermos inseridos. Nossa linguagem, nosso comportamento e até nosso modo de nos vestir estarão associados e adaptados àquela situação determinada em sociedade. Entender isso é o pulo do gato!
Gênero textual é uma forma de ação social formalmente constituída utilizada na vida real que media, representa e materializa a prática de linguagem de um enunciador, configurando um texto que circula socialmente em um suporte (meio físico, veremos mais à frente), que envolve interlocutores que trazem suas intenções, objetivos e meios para a situação comunicacional em qualquer contexto social.
A sociedade gera determinados gêneros, com diferentes finalidades e utilização em esferas diversas dessa mesma sociedade, que estabiliza e convencionaliza seu uso.
Alguns fatores determinam as características, a forma e o conteúdo de cada texto, e são chamados de parâmetros para a comunicação. Nós definimos esses parâmetros em uma determinada situação comunicacional, e são os parâmetros de tempo, lugar, do emissor, do receptor, dos objetivos da interação, do suporte para essa interação e do nível de formalidade para a interação:
O momento de produção: é o momento cronológico da escrita do texto.
O lugar de produção é o lugar físico em que a produção escrita é veiculada: casa, escritório, fábrica, academia de ginástica, universidade etc., e estabelece uma relação com a posição social tanto do emissor como do receptor:
O emissor e o receptor: para o ato da comunicação, sempre teremos, de um lado, aqueles que emitem a informação (emissor) e de outro aqueles que recebem tal informação (os receptores).
O sucesso da comunicação se manifesta se esses envolvidos perceberem seu real papel na interação, seja qual for a esfera social em que estejam.
O