tetano
Ensinando e aprendendo
Centro de Ciências da Saúde
Epidemiologia
Processo Saúde-Doença
Profª. Ms. Mary Braga de Lima
Equipe:Eveline Aguiar, Rebeca de Sena, Marina Carvalho, Xavier Girão
Fortaleza
2014
Tétano Acidental
História Natural da Doença ( Leavell e Clark)
Definição: O tétano é uma doença infecciosa, não contagiosa, com elevada letalidade para jovens e idosos.
Segundo o modelo proposto por Leavell e Clark, a história natural da doença se divide em período pré-patogênico e patogênico, além que descrever os diversos níveis de prevenção.
Período pré-patogênico do tétano:
- Tipo de agente causal: O tipo de agente desta doença se define como biológico, visto que é causada pela neurotoxina de uma bactéria gram-positiva esporulada, anaeróbia, chamada Clostridium tetani.
-Reservatório - O bacilo se encontra no trato intestinal do homem e dos animais, solos agriculturados, pele e/ou qualquer instrumento pérfuro-cortante contendo poeira e/ou terra.
- Ambiente e fatores determinantes: O fator econômico geralmente está relacionado às diversas doenças infecciosas e com o tétano não ocorre de forma diferente. O tétano ocorre pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas. Portanto, locais que não apresentam um saneamento básico, onde as pessoas fazem uso de materiais sujos e enferrujados e que não tenham nenhuma instrução a respeito da doença (fator cultural), estão mais expostos a adquirir o tétano.
-Suscetível:
Todos os indivíduos não vacinados contra o tétano, além de animais como eqüinos, bovinos, ovinos e caprinos após serem submetidos a castração, amputação dos chifres, tosquiamento, marcação e parto em locais de