Tétano
O tétano é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Esta produz uma toxina que ataca o sistema imunológico causando uma desordem do sistema nervoso, caraterizada por espasmos musculares e paralisia. Essa doença pode ser fatal, se não for tratada à tempo. Ela provoca espasmos violentos, sendo que a paralisia pode afetar os sistemas respiratório e cardíaco.
CAUSAS
A bactéria responsável por essa doença é o Clostridium Botulinum. Esta última está presente no solo e em intestinos de animais. Quando as lesões estão expostas (feridas, sangramentos, queimaduras, mordidas, picada pelo espinho das rosas, úlceras varicosas em idosos), as bactérias podem penetrar no corpo humano e produzir sua toxina, conhecida como toxina do tétano. A bactéria se desenvolve em ambientes sem oxigênio (anaeróbio), proliferando melhor em feridas profundas e sujas. O período de incubação varia entre 8 e 15 dias, após o qual os sinais clínicos aparecem.
SINTOMAS
A toxina produzida pela bactéria ataca principalmente o sistema nervoso central. São sintomas do tétano rigidez muscular em todo o corpo, mas principalmente no pescoço, dificuldade para abrir a boca (trismo) e engolir, riso sardônico produzido por espasmos dos músculos da face. A contratura muscular pode atingir os músculos respiratórios e pôr em risco a vida da pessoa. Os sintomas geralmente duram de 4 a 6 semanas.
PESSOAS EM SITUAÇÕES DE RISCO
- Pessoas não vacinadas;
- Pessoas idosas (nascidas antes de 1939);
- Jardineiros (que trabalham muito com a terra);
- Diabéticos (devido ao fato que muitas vezes eles não sabem que estão lesionados);
- Crianças (que brincam no jardim, sujeitas a se ferir);
- Pessoas que sofrem de úlceras varicosas;
- Pessoas com isquemia localizada;
- Recém nascidos (devido a infecção no umbigo);
- Pacientes recém operados.
OBS.: A bactéria do tétano não se instala em tecidos saudáveis, é necessário ter um ferimento, outras infecções ou doenças.
DIAGNÓSTICO
O