Tétano
conclusão
Ao concluir este trabalho entender que o tétano é uma doença que causa uma desordem no sistema nervoso, provocando uma série de problemas musculares, principalmente espasmos.
Em países desenvolvidos a incidência desta doença é muito baixa, mas nos que ainda estão se desenvolvendo ainda há muitos casos e a maior preocupação é com os recém-nascidos, que possuem uma alta taxa de mortalidade quando infectados.
Esta desordem muscular é causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, que está presente no solo, alguns objetos e em fezes de animais contaminados. Porém esta bactéria só consegue se proliferar e produzir toxina em locais propícios, como ferimentos sujos, profundos, tecidos mortos, tecidos já infectados com outras bactérias.
A vacinação é a principal forma de prevenção e deve ser feita em 3 doses. Limpar bem os ferimentos também é muito importante.
O diagnóstico é feito através de exame clínico (feito pelo médico), analisando os sintomas, ferimento e histórico do paciente.
O tratamento principal é com imunoglobulinas contra toxina tetânica, tanto nos casos de suspeita como nos de diagnóstico comprovado.
Quando a doença se manifesta, é necessário o tratamento com outros medicamentos.
| |
TÉTANO
Definição da doença tétano – O que é o tétano?
O tétano é uma doença infecciosa causada por uma bactéria (Clostridium Botulinum). Esta produz uma toxina que ataca o sistema imunológico causando uma desordem do sistema nervoso, caraterizada por espasmos musculares e paralisia.
A bactéria, presente no solo, penetra no corpo humano através de lesões (cortes com objetos contaminados, enferrujados, espinhos das rosas,…) >> Veja nesta seção as causas do tétano.
Essa doença pode ser fatal, se não for tratada à