Testes Piaget
Curso de Psicologia
Psicologia Construtivista
Estudo do desenvolvimento do grafismo infantil
Ana Carolina Leite Moreira - B4334A7
Daniely Mota Silveira - B53IGB7
Carolline Maria Teixeira da Silva - T259CG3
Gabriel Gonzaga Ferreira - B56569
Lucas Moreira Viera - B494HG0
Maysa Cairolli De Novaes - A9648H-5
Araçatuba - SP
Novembro de 2013
Estudo do desenvolvimento do grafismo infantil
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA ministrada pelo professor RICARDO ELEUTÉRIO DOS ANJOS.
Araçatuba – SP
Novembro de 2013
Sumário
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo a realização de testes de operações infralógicas, os quais foram propostos por Piaget, através dos quais é possível avaliar o estágio de desenvolvimento onde se encontra a criança. Para a realização de tais testes, 04 crianças participaram do estudo, sendo duas crianças de 07 anos de idade e duas de 08 anos.
Nessa faixa etária de idade, 07 – 08 anos, a criança se encontra no estágio operacional concreto, é nesse estágio que o equilíbrio entre assimilação e acomodação torna-se mais estável. Ocorre a superação do egocentrismo do pensamento infantil e a construção da noção de reversibilidade, tal noção indica a entrada da criança neste período. Nesse estágio a criança é capaz de estabelecer relações, comparar, fazer agrupamentos, entre outras ações mentais.
A partir de aproximadamente 7 anos, muda-se a forma pela qual a criança aborda o mundo. [...] A partir do período em que se instala a conservação, o egocentrismo regride e estas ações são substituídas por operações, que são ações interiorizadas (conhecer o real implica em pensar sobre ele) e reversíveis (uma ação pode voltar ao ponto de partida ou ser anulada através de uma operação mental). (GOULART, 2010, p.63). O período operatório concreto é o estagio em que