Trabalhos
Centro de Educação – CED
Curso: Pedagogia – Noturno
Disciplina: Psicologia da Aprendizagem
Professor: Ana Paula Cardoso
ANÁLISE SOBRE OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DO MÉTODO CLÍNICO DE PIAGET
Fortaleza – Ceará
2012
INTRODUÇÃO
Esse trabalho visa comprovar através de aplicação prática os métodos clínicos utilizados por Piaget para observar o desenvolvimento da inteligência e a construção da aprendizagem.
Para alcançar esse objetivo aplicamos 2 testes com uma criança cujo estágio de desenvolvimento está no Pré-operatório, em transposição para o Operatório Concreto, já que a criança entrevistada tem 8 anos de idade.
Como Piaget utilizou-se de vários testes e materiais para comprovar sua teoria, elegemos 2 testes, ambos de conservação, porém um de quantidade e outro de volume, como um é mais complexo do que outro, a construção desse conhecimento requer um aprendizado anterior.
Acreditamos que chegamos a um resultado que já era esperado, perpetuando assim a teoria de Piaget como verídica.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DE PIAGET
Antes de conceituar os diversos estágios de desenvolvimento, vamos partir do princípio sobre o que é desenvolvimento para Piaget. O ser humano está em constante busca de equilibração, ou seja, busca organizar suas estruturas cognitivas coerentemente para que diante de um problema, de uma novidade, consiga adaptar-se a esta nova realidade. Então o desenvolvimento é um processo de equilibração progressiva. Temos a necessidade de interagir de diferentes maneiras com o ambiente, em cada faixa etária há procedimentos próprios referentes a essa idade. A criança irá amadurecendo física e psicologicamente, sendo estimulada pelo ambiente físico e social e irá assim construir sua inteligência. Para Piaget, estas maneiras típicas de agir e pensar de cada idade, ele chamou de estágios.
“Assim, o desenvolvimento,