PIAGET
Jean Piaget nasceu no dia 09 de agosto de 1896, na cidade de Neuchâtel, no Cantão francês, localizado na suíça e morreu nom ano de 1980, na Genebra.
Embora adolescente Piaget tornou-se internacionalmente prestigiado por conta da edição de vários trabalhos escritos sobre a importância dos moluscos – terceira grande classe do reino animal que abrange criaturas de corpo mole, quase sempre recoberto por uma concha calcária, sendo que alguns são dotados de movimento – cujo progresso, indicado pelos fósseis - restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas ou sedimentos - era a pista para se assinalar à idade das camadas das rochas em seu período.
Suas pesquisas chamaram a atenção para a pesquisa petrolífera que era intensa no começo do século e acredita-se que Piaget tenha tomado gosto pelos assuntos relacionados à evolução e que viria a usar na elaboração dos testes para medir a inteligência infantil a que se aplicaria com esmero em uma outra etapa de sua vida.
Piaget terminou seus estudos universitários formado em Biologia pela Universidade de Neuchâtel, no ano de 1915; fez doutorado em Ciências Naturais na mesma instituição, no ano de 1918 e logo após foi morar em Zurique com o intuito de instruir-se na área de Psicologia.
A grande oportunidade, em 1919, de prestar serviço no laboratório de testes de Alfred Binet – grande pedagogo e psicólogo francês e autor da primeira avaliação de inteligência baseada nos contemporâneos testes de QI –, em Paris, foi crucial para definir seu rumo científico.
Foi pesquisando e procurando tornar perfeito os testes de QI que Piaget iniciou suas investigações sobre as etapas de maturação do intelecto na criança.
Em 1924 casou-se com Valentine Châtenay, até então sua assessora, com quem teve três filhas, Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laureni (1931); Piaget acompanhou a evolução