teste
1) A Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM), lançada em 2005 pela Organização das Nações Unidas (ONU), teve por finalidade prover uma base científica para governos, sociedade civil e empresas assumirem ações que propiciem a conservação e a utilização responsável dos recursos naturais. Entre os problemas mais sérios identificados por essa avaliação, estão as condições drásticas de várias espécies de peixes; a alta vulnerabilidade de dois bilhões de pessoas vivendo em regiões secas sem acesso a recursos naturais, como por exemplo, água; e a crescente ameaça aos ecossistemas, causada por mudanças climáticas e poluição de seus nutrientes. Em relação à avaliação realizada pela ONU, escolha a alternativa CORRETA:
a) A tecnologia e o conhecimento de que dispomos hoje não são suficientes para reduzir o impacto humano nos ecossistemas, mesmo que os homens parem de pensar nos recursos naturais como gratuitos e ilimitados.
b) As ações de conservação e utilização responsável dos recursos naturais, apesar de necessárias, se constituem como barreiras para a redução da pobreza e da fome.
c) Medidas de preservação de recursos naturais teriam mais chances de sucesso se tomadas apenas por organizações especializadas, sem a participação das comunidades, que por falta de conhecimento especializado acabam atrapalhando o processo.
d) A produtividade dos ecossistemas depende de escolhas corretas em relação a políticas de investimentos, comércio, subsídios, impostos e regulamentação.
e) As atividades humanas não são consideradas as principais causas da onda maciça de extinção de várias espécies.
2) A Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM) consolidou o conceito de serviços ambientais, isto é, os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza e que são produzidos pelas interações que ocorrem no interior dos ecossistemas. O conjunto de serviços ambientais representa o capital natural do planeta, essencial à sobrevivência e ao bem-estar do