teste
FACULDADE DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE
CURSO DE PEDAGOGIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÂO E DA PEDAGOGIA NOME: Débora Luiza G. Souza da Cruz RA: 7930692682
NOME: Domingas Pereira de Almeida RA: 7980690986
NOME: Keller Simone da Silva Campos RA: 7989742636
NOME: Maria Aparecida Costa Carvalho RA: 7545605892
NOME: Renata de Queiroz Barroso RA: 7980667048
BELO HORIZONTE
Abril/2014
1ª Etapa
“Somos filhos do tempo”
Somos feitos de tempo, porque nossas ideias, ações e pensamentos mudam conforme o tempo passa. Assim como não usamos o mesmo modelo de roupa, o mesmo corte de cabelo e nem convivemos com as pessoas que em algum dia fizeram parte de nossa vida. O ser humano muda com o decorrer do tempo, por isso, somos seres que desenvolvemos perante as diferentes culturas que nos são apresentadas. Somos seres mutáveis que a cada nova relação social que travamos adquirimos novos comportamentos, atitudes e maneiras de pensar.
Assim sendo, cada geração assimila herança cultural dos antepassados, estabelecendo projetos de mudança, porque estamos ligados ao tempo, pois adquirindo sentido pelo passado e para o futuro desejado.
A raiz do presente se baseia no passado, mas nós não damos importância quando realizamos uma ação quando pensamos nele. É fundamental que preservemos a memória histórica da nossa sociedade.
Segundo Noé Von Atzingem (2007), Presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, preservar a memoria de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado e impedir o seu desenvolvimento, mas sem conservar seus pilares constituintes a fim de não perder conhecimentos e identidades.
Para Glica Flores de Medeiros (2005), a importância de preservar a memória histórica de uma sociedade esta no fato desta constituir, registro material da cultura, da expressão artística, da forma de pensar, sentir e agir de uma comunidade em determinado época e lugar um registro de sua